domingo, 25 de outubro de 2009


Ave símbolo do Brasil
A ararajuba ou guarouba é uma das aves mais belas da família dos psitacídeos, pois possui uma plumagem muito colorida, principalmente amarelo ouro e verde. Por essa característica tem sido lembrada para se tornar a ave-símbolo do Brasil. E também pelo fato de que só existe aqui. Mede cerca de 34 cm e possui cauda longa com penas de tamanho desigual e bico curvo, característico da família. Vive em florestas chuvosas da região tropical, no Norte do Brasil nos Estados do Pará e Maranhão. Quando acasala busca ocos de árvores ou palmeiras para fazer ninho. 0 período de incubação dos ovos é em torno de um mês. Encontram-se em perigo de extinção.
Nome vulgar: ArarajubaClasse: AvesOrdem: PsittaciformesFamília: PsittacidaeNome científico: Guaruba guaroubaNome inglês: Golden ConureDistribuição: Norte do Brasil - Pará e MaranhãoHabitat: Floresta Tropical ÚmidaLongevidade: 30 anosGestação: Incubação: 30 diasCausas da extinção: Destruição do meio ambiente
Criada em cativeiro, inclusive no Rio de Janeiro, onde a Petrobrás e fundação Riozoo (Projeto Ararajuba) financiam um projeto de reprodução. A ararajuba está desaparecendo da natureza não por causa da caça, mas sim porque as matas e, principalmente, os palmeirais onde encontrava seu alimento estão sendo derrubados.
Tipos de tráfico
Os animais tem finalidades distintas nas mãos dos traficantes. As belas aves e bichos, como araras e papagaios, são negociados com colecionadores. Há também os animais que são capturados para rinhas ( brigas entre animais) como o canário da terra. Os caçados como carne exótica como a carne de tatu ou veado. Outro tipo, e considerado como um dos piores, é a biopirataria. Na maioria das ações são cientistas ou pesquisadores estrangeiros que chegam ao Brasil e estudam com os moradores dos vilarejos locais sobre as funções farmacêuticas das plantas e animais. Para ter uma idéia 1 grama de peçonha (veneno de aranha ou cobra) custa R$ 15 mil dólares. Com isso, economizam em pesquisas cerca de R$ 50 milhões, segundo estudo do IBAMA.
Denunciar o tráfico de animais é fácil
O tráfico de animais silvestres gira em torno de 10 bilhões de dólares por ano. O cerrado e florestas brasileiras são alvos constantes deste mercado ilegal, que só perde em número para o tráfico de drogas e armas. O IBAMA e organizações não ambientais insistem em alertar que uma das formas de combater este problema é com a ajuda da sociedade civil. Não compre animais silvestres. Denuncie. A Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) recebe denúncias pelo site www.renctas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário