domingo, 25 de outubro de 2009

Guaruba guarouba
Características
Mede aproximadamente 34 cm e pesa em torno de 200gr a 300gr. Do porte de um papagaio pequeno, porém com a cauda maior, sua plumagem é amarela dourada, tendo somente as penas do final das asas, verde escura. Possui o bico de cor clara. Sua cauda é longa com penas de tamanho desigual e bico curvo. Suas pernas são rosas. Tendo em vista sua ocorrência ser atribuída apenas ao Brasil e sua cores correspondem às existentes na bandeira nacional, esta ave é considerada como símbolo do Brasil. Não há dimorfismo sexual, machos e fêmeas são iguais. Podem viver até 30 anos.
Habitat
Florestas tropicais. Endêmica da floresta Amazônica. Ocorrência – do Maranhão ao oeste do Pará e através do Baixo Xingu ao Tapajós
Hábitos
Vivem em grupos de 4 a 10 indivíduos. Podem ser vistas também em pares. Os casais são monogâmicos, ou seja, vivem juntos por toda a vida. Vivem nas matas em árvores bem altas, nos buracos altos e bem profundos das árvores. Animais silenciosos, se seguram pelo bico, pendurando-se nos galhos.
Alimentação
Sementes e frutos. Na natureza seu alimento predileto é o coco do açaí.
Reprodução
Atingem a maturidade aos 3 anos. A i ncubação dura cerca de 26 dias com postura de 1 a 3 ovos. O período de reprodução vai de setembro a dezembro. Os filhotes, que são alimentados pelos pais até depois de saírem do ninho por mais ou menos 15 a 20 dias. Quando saem do ninho já estão emplumados. Normalmente o casal permanece junto dos filhotes dentro do ninho. Os filhotes nascem sem penas e depois ficam com penas amarelas com algumas manchas verdes.
Ameaças
Está ameaçada de extinção pela destruição do seu habitat e a intensa captura como ave ornamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário