domingo, 25 de outubro de 2009

Saiba mais sobre periquitos australianos

Imagine que você entrou num recinto repleto de aves pequenas, coloridas e agitadas. De repente, uma delas começa a gritar (berrar seria o termo exato) e, no segundo seguinte, todas as demais seguem a primeira em uma bela algazarra.Pois, bem você está em um viveiro de periquitos australianos."Entre todas as aves, uma das mais alegres certamente é o periquito australiano. são dispostos, pulam nos poleiros, voam dentro das gaiolas, brincam com o que houver por perto. Para eles, é sempre tempo de festa"

A indústria, percebendo essa personalidade bagunceira dos periquitos, prontamente tratou de abastecer as pet shops com acessórios feitos especialmete para eles. São tubos, bolas, poleiros, balancinhos, espelhos, normalmente feitos de plástico, entre outros artefatos que mantêm os bichinhos entretidos por várias horas.Outras tantas horas, essas aves, que têm como seu habitat a Austrália Central, se dedicam à reprodução. "De hábitos monogâmicos, eles têm reprodução fácil mesmo em cativeiro", afirma Pina.
Quanto à vida social, os periquitos vivem em bandos numerosos e, mesmo depois do crescimento, o filhote não abandona o grupo para viver só - por isso, não é recomendável ter apenas um exemplar, pois ele se sentiria muito só. fora este detalhe, essas aves não dão muito trabalho e costumam ser fisicamente resistentes. Porém sofrem nas mãos de proprietários inexperientes. Por isso, vale destacar alguns cuidados básicos que ajudam a proporcionar ao periquito um ambiente adequado:
Para um casal, uma gaiola criadeira com 90 cm de comprimento por 45 de altura e 30 de largura é suficiente. Para criação de colônias, o ideal é um viveiro com metragem de 3m x 1,5 x 1,5, que abriga até dez casais.
Manter as gaiolas limpas em local arejado, protegidos do sol e do vento e do vento.
Deixe à disposição bebedouro e uma banheira, ambos com água fresca.
Os bebedouros devem ser lavados diariamente, sem exposição ao sol nem ficar debaixo de poleiros.
A alimentação é outro item importante para a saúde do periquito. Desde filhote, sua dieta deve ser variada e balanceada com verduras, frutas e sementes. Uma sugestão é a ração especial para periquitos australianos à base de sementes e pelets. Seu alimento favorito é o milho verde, que pode ser oferecido cru,pensurado na gaiola - duas vezes por semana e mantido na gaiola por duas horas, para que não fermente. Além disso, é recomendável oferecer diariamente veduras frescas, como escarola e chicória, e, para auxiliar na digestão, areia lavada.
História
Em 1840, ave saiu pela primeira vez de seu país natal para a Inglaterra, levada pelo naturalista inglês Jonh Gould, que publicou um livro a seu respeito, tornando-a popular em toda a Europa. Em seguida, a ave foi enviada para os Estados Unidos e América Latina, fazendo tanto sucesso, que o governo australiano teve de criar leis para proibir a caça e o contrabando, pois a espécie chegou a ser ameaçada de extinção. Hoje, esse risco não existe mais, pois a ave se habituou ao cativeiro. Mas mesmo assim, sua caça ainda é proibida por lei na Austrália.
Saúde
Vacinas para previnir doenças não constam da rotina dos periquitos australianos. "Apesar de robustos, doenças não são nada fora do comum" , diz Fábio Watanabe, veterinário da Clínica Pró Ave. Mas, segundo sua colega Stella Maris Benez - veterinária especializada em aves-, higiene, alimentação correta e balanceada podem garantir uma vida saudável às aves. Porém, nunca é demais saber quais as doenças mais comuns que acometem o animal.
Ovo preso: causado por deficiência nutricional, principalmente de cálcio. Tem como sintomas prostração súbita, esforço abdominal, fraqueza. Precisa ser tratado com urgência.
Resfriado: causado pela bacteria mycoplasma. A ave fica com as penas arrepiadas, espirro e tosse.
Sarna: causado pel ácaro knemidocoptes sp. Sintomas:escamação nos pés, pernas, em volta dos olhos e no bico.
Coceira: causado por piolhos e ácaros de penas.
Diarréia: causada por bactérias e parasitas. Sintomas: fezes moles, desitrataçãom perda de apetite, tristeza. FichaFamília: Psitacídeos Nome científico: Melopsittacus undulatus Origem: AustráliaComprimento do corpo: de16 a 18 cm, cauda de 8 a 9 cm. Peso: 30 a 40 gLongevidade: 12 a 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário